Vendas

Como investir em imóveis? Confira nossas dicas

Investir em imóveis é um bom negócio, mas se você é principiante, deve saber por onde começar.


Investir em imóveis é um bom negócio, mas se você é principiante, deve saber por onde começar. Mesmo que seja uma estratégia extremamente lucrativa, esse tipo de investimento exige total atenção do investidor. 


Dicas para investir em imóveis

O primeiro passo para investir em imóveis é conhecer não só sobre esse empreendimento, mas também estabelecer os seus objetivos para adquiri-lo. Pois, depois disso, será possível traçar um perfil ideal de imóvel. 

Sobretudo, responda às seguintes questões: por que você quer investir em imóveis? Para alugar, vender ou morar junto com sua família? É bom deixar essa questão bem clara para conhecer quais são os seus propósitos para esse investimento. 

Além disso, os investidores devem conhecer muito bem sobre as tendências atuais do mercado imobiliário, incluindo o aumento ou queda dos valores de aluguel médio, além das taxas de juros ou o valor da renda. 

Logo depois de ter a resposta para essas questões, veja quais dicas podem ajudá-lo a investir em imóveis:


1. Considere o investimento em terrenos

Acima de tudo, esse tipo de investimento tende a gerar um grande valor de riqueza. Existem consumidores que investiram na compra de um terreno há alguns anos por R $10 mil e, depois de algum tempo, ele foi vendido por R $1.5 milhão para uma construtora. 

Caso tenha interesse em gerar riqueza a longo prazo, investir em terrenos é uma ótima opção, principalmente nas grandes capitais. Isso acontece pois as cidades do Brasil tendem a se expandir constantemente em um ritmo cada vez mais acelerado. 

Além disso, existem opções para investir em terrenos e lucrar com eles a um curto ou médio prazo. 


2. Faça investimentos de imóveis em plantas

Há alguns anos, muitos consumidores realizaram investimentos em imóveis ainda na planta. Inclusive, esses investidores acabaram pagando apenas 20% a 30% de seu valor para revendê-los dentro de 1 a 2 anos.

Essa é uma possibilidade com a utilização de uma técnica que permite a multiplicação da rentabilidade através do endividamento. Todavia, para que isso seja garantido, é necessário avaliar com cuidado o seu imóvel. 


3. Escolha com cuidado a localização do imóvel

Uma das principais questões que devem ser consideradas ao investir em imóveis é a sua localização. Principalmente por englobar vários aspectos, como a qualidade de vida e as possibilidades de negócios nas proximidades. 

Antes que faça o seu investimento, faça pesquisas sobre a segurança do bairro, sua infraestrutura, lazer e o transporte. As regiões consideradas nobres são sempre as mais buscadas pelos consumidores, isso gera um maior valor aos condomínios. 


4. Busque boas ofertas de imóveis para alugar

Investir em imóveis para alugar é uma ótima maneira de garantir uma renda extra nos finais do mês. O segredo para escolher é descobrir o ideal para o seu caso. 

Lembre-se que escolher um imóvel para alugar exige muita pesquisa da parte do investidor. Sobretudo, você deve investigar o real potencial de lucro que a propriedade pode oferecer. E, com isso, será possível tomar uma decisão relevante. 

Antes de mais nada, confira o histórico do bairro em que a propriedade está localizada. Inclusive, leve em consideração os pontos destacados anteriormente para investir em imóveis para alugar. 


5. Faça estudos sobre o mercado imobiliário

Mesmo que pareça algo bastante óbvio, os investidores têm obrigação de estudar como o mercado imobiliário está se comportando naquele momento. Finalmente, quando tiver uma boa noção de como ele está, suas decisões serão tomadas com mais cuidado. 

É importante você estudar como estão as oscilações do mercado antes de realizar o seu investimento. Além disso, verifique quais áreas estão valorizadas e acompanhe a queda e aumento do valor do aluguel. 

Por último, fazer investimentos em imóveis funciona como qualquer outro, existem sim riscos e, por esse motivo, é importante estar sempre preparado para enfrentá-los!


6. Construa imóveis para vendê-los ou alugá-los

Uma ótima maneira de multiplicar cada vez mais o seu patrimônio é construindo imóveis. 

Quando você decide investir em um imóvel, estará pagando pelo custo total de sua construção e, consequentemente, quem a construiu. De antemão, é importante reforçar que o retorno costuma ser alto para quem faz isso!

Grande parte dos investidores tendem a praticar esse investimento.

Isso porque, dessa maneira, eles estão transformando um terreno sem nada em uma grande oportunidade para ganhar dinheiro! E, nos dias de hoje, esse tipo de investimento é cada vez mais realizado. 


7. Investir com pouco dinheiro é uma possibilidade

Mesmo que você tenha pouco dinheiro, saiba que não é necessário muito para investir em imóveis. Afinal, existem investidores que fazem esse investimento mesmo sem nenhum dinheiro por meio dos financiamentos que são adquiridos em consórcios. 

Mas para quem está buscando investir mesmo sem dinheiro, as melhores estratégias é comprar propriedades que ainda estão na planta. Em suma, essa é uma alavancagem muito utilizada pelos investidores.