Notícias

Como se tornar um avaliador de imóveis? Saiba aqui!

O avaliador de imóveis é o mediador que verificará se um imóvel apresenta as características necessárias para ser comercializado. De maneira geral, esse profissional informa os critérios gerais para determinar o valor final da transação.


Claro que, de maneira parcial, o corretor de imóveis tem o mesmo objetivo que um avaliador de imóveis. Mas para se tornar um especialista nessa área, tendo acesso aos meios legais para determinar e informar sua avaliação, é necessário passar por uma avaliação técnica.

Antes de mais nada, é importante reforçar que somente um corretor de imóveis pode se tornar um avaliador de imóveis. Mas para que consiga o título para trabalhar na área, é fundamental ter formação superior em Gestão Imobiliária.

Sendo assim, se o seu objetivo é se tornar um avaliador de imóveis, conhecer os critérios é o primeiro passo.


Qual é a função de um avaliador de imóveis?

Os profissionais que atuam na área de avaliador de imóveis têm, como responsabilidade, verificar as condições de habitação de um local. Além de informar e verificar qual é o seu valor.

Mas mesmo tendo essas responsabilidades, este profissional não é resumido a essas atividades. Isso porque, durante o processo de divisão de herança, ele também está presente. O motivo para isso ocorrer é simples: uma avaliação profissional deve ser realizada para repartir o valor do patrimônio.

É importante reforçar que somente um corretor de imóveis poderá se tornar um avaliador de imóveis. Mas o caminho para obter o certificado e habilidades necessárias é longo e exige esforço.

O primeiro passo para conquistar o seu espaço na área de avaliador é estar cadastrado no CRECI como corretor. Também é preciso possuir o CNAI, o qual permite que o profissional exerça suas atividades no segmento.

Vale ressaltar que esse título só será garantido após a conclusão no ensino superior na área de Gestão Imobiliária.


Como se tornar um avaliador de imóvel?

Como citado anteriormente, se o seu objetivo é se tornar um avaliador de imóveis, deve ter o registro como corretor de imóveis no CRECI. Além de ter concluído o curso superior na área de Gestão Imobiliária.

O curso superior é necessário para ter acesso ao título da CNAI, o qual permite que os profissionais da área exerçam suas funções.

Uma outra opção para obter o certificado é participar do curso de especialização da Avaliação Imobiliária.

Vale ressaltar que são aceitos somente os cursos que tenham aprovação no MEC, assim como o COFECI ou o Conselho Estadual de Educação.

Assim que você tiver formação no curso, poderá exercer as atividades de um avaliador de imóvel. É importante levar em consideração que, grande parte dos profissionais dessa área, atuam como autônomos. Mas se você está buscando empresas, existem muitas oportunidades também.


O que levar em consideração no momento da avaliação de imóveis?

Existem diversos detalhes que são levados em consideração no momento de uma avaliação de imóveis. Além dos profissionais calcularem o valor do imóvel, baseando-se nos metros quadrados, ele também deve levar em consideração o mercado.

Também é levado em consideração outros fatores, como as possibilidades de uso da propriedade. Outras características também são levantadas no momento de determinar os valores, como comparações com residências vizinhas, serviços que existem nas proximidades e outros fatores.

Nada desses aspectos devem ser desconsiderados no momento de determinar os valores das propriedades. Sendo essencial ter conhecimento técnico, que somente um avaliador de imóvel pode possuir.

Quando o trabalho desses profissionais chegar ao fim, eles também geram um laudo. Levando em consideração a riqueza de detalhes que o mesmo obter, as justificativas para o valor são apresentadas entre oitenta e duzentas páginas.


Quais são os conhecimentos necessários para se tornar um avaliador de imóvel?

Para que você atue no setor de avaliador de imóveis, é importante ter um nível de conhecimento grande.

Mas mais importante do que isso é, sem dúvidas, a imparcialidade que o mesmo deve trabalhar. Essa é a melhor maneira de prezar sempre pela ética de trabalho.

De maneira geral, esses profissionais devem ter conhecimento sobre os seguintes aspectos:

 

     Quais são as tendências dentro do setor

     Noção mínimo sobre os aspectos envolvendo arquitetura e engenharia

     Importante ter conhecimento sobre a legislação imobiliária

 

Todos esses conhecimentos são básicos, ou seja, todos os profissionais avaliadores de imóveis precisam ter. Vale ressaltar que, quanto maior o número de habilidades, mais o seu trabalho será valorizado.