Dicas

SEO Local: como ele pode ser utilizado na estratégia de marketing da sua imobiliária?

A criação de conteúdos é algo que pode beneficiar empresas e negócios de todas as áreas e nichos. Afinal, ela ajuda a dar destaque aos serviços ou produtos, bem como a criar uma imagem de referência.


A criação de conteúdos é algo que pode beneficiar empresas e negócios de todas as áreas e nichos. Afinal, ela ajuda a dar destaque aos serviços ou produtos, bem como a criar uma imagem de referência. Hoje, então, veja como o SEO Local pode ser uma boa ideia na estratégia de marketing imobiliário.

SEO é o nome que se dá ao Search Engine Optimization. Em bom português ele nada mais é do que uma ferramenta de otimização de buscas. Dessa forma, ele é responsável por dar destaque a um site em uma pesquisa.

Contudo, não é só isso. Ao afunilá-lo ainda mais é possível chegar ao SEO Local, que é ainda mais interessante quando o assunto é marketing para imobiliárias. Afinal, ele é mais específico e, para esse nicho, pode ser a solução! Veja mais!

O que é SEO Local?

Como vimos brevemente, SEO é o nome que se dá às ferramentas e estratégias de otimização de ferramentas de busca. Assim, são elas que auxiliam na identificação entre uma busca e o conteúdo de um site. Ao fazê-lo, também influenciam na forma como os resultados são elencados.

Nesse sentido, então, note que as páginas com os melhores rankeamentos dentro dos resultados (primeiras posições) são as que possuem maiores chances de serem visitadas e até mesmo de gerarem um negócio. Quem fica na segunda página em diante diminui em muito suas chances.

Pois bem, essa é a lógica do SEO. Mas e o SEO Local? Ele nada mais é do que a aplicação dessa mesma ideia, mas em proporções menores e geográficas. Aqui, então, aposta-se nos consumidores locais.

Por exemplo, você já deve ter feito uma pesquisa sobre um estabelecimento comercial genérico como “sorveteria” ou “restaurante”. Talvez nunca lhe tenha passado pela mente, mas o fato de o Google e outras ferramentas elencarem locais próximos a sua localização e na sua cidade são frutos do SEO local.

Para que serve o SEO local?

Ele serve justamente para destacar o seu negócio em uma pesquisa que é feita na sua região.

No caso das imobiliárias, então, considere que quando alguém busca uma casa ou apartamento no Google, este dará preferência, ao elencar os resultados da pesquisa, aos negócios da região. Contudo, isso não acontece por escolha aleatória da plataforma de busca.

Em verdade, para elencar esses elementos o Google se baseia em quais são as estratégias de SEO que eles utilizam. Portanto, quem usa tem muito mais chances de aparecer em primeiro lugar.

Nesse caso, então, aumenta as chances de conquistar um cliente e mesmo de fechar negócios. Por isso, o SEO local se mostra como uma estratégia indispensável para as empresas, especialmente para as imobiliárias.

No caso delas, afinal, não se tratam de produtos que podem ser enviados para outros locais. Por isso mesmo que as estratégias de marketing precisam, assim, focar nas pessoas que fazem busca na mesma região de atuação da empresa.

Abaixo, então, veja algumas dicas de como usar essa estratégia poderosa de marketing em seu favor. Com isso, conquiste ainda mais clientes e garanta o aumento do lucro e da fama do seu negócio.


Como usar o SEO local em favor da sua imobiliária?

Existem várias estratégias que compõem o SEO local e que podem ajudar as imobiliárias. Nos itens que seguem você encontra os principais deles.

Crie conteúdos focados na sua região

Nossa primeira dica par ao uso do SEO local para imobiliárias é a criação de conteúdo focado na região em que o negócio atua. Esse conteúdo, em primeiro lugar, pode ser bastante diverso. Veja alguns dos principais:

Criação de textos para blogs;

Site institucional;

Podcasts;

Vídeos, etc.

Em segundo lugar, então, o uso do SEO local pede que você produza conteúdos que tenham a ver com a localidade. Por exemplo “o que buscar em um imóvel no Rio de Janeiro”. Ou, então, “Financiamentos de imóveis no Rio de Janeiro”, etc.

Do mesmo modo, busque utilizar-se de particularidades locais para incluí-las no conteúdo. Com isso, é possível gerar a sensação de proximidade com o público.

Use palavras-chave

O uso de SEO requer o conhecimento e uso de palavras-chave. Elas nada mais são do que os termos utilizados para as pesquisas e que devem ter correspondência nos seus conteúdos. Aliás, não só devem estar neles, mas também devem ter o posicionamento pensado milimetricamente.

Google Meu Negócio

O SEO local para imobiliárias também pode se valer de modo bastante interessante do Google Meu Negócio. Ele é uma ótima ferramenta que ajuda a plataforma de buscas a reconhecer a região em que seu negócio está e a elencá-lo nas pesquisas que tiverem alguma relação com a natureza da empresa e com a região em que se encontra.


Dessa forma, não deixe de usar o SEO local em favor da sua imobiliária e veja como ele pode ajudar você a colher frutos lucrativos!