Dicas

Quais são os cursos para ser um corretor de imóveis?

O mercado imobiliário é bastante atrativo para pessoas que querem entrar no mercado de trabalho ou, então, dar uma guinada na carreira.


O mercado imobiliário é bastante atrativo para pessoas que querem entrar no mercado de trabalho ou, então, dar uma guinada na carreira. Para atuar nele, contudo, é preciso saber quais são os cursos para ser um corretor de imóveis.

Existem basicamente 3 cursos para se formar enquanto corretor. Além disso, é claro, existem as especializações posteriores. Contudo, os 3 cursos aos quais nos referimos são aqueles que compõem os requisitos para atuar na área imobiliária.

Abaixo, então, conheça cada um desses 3 cursos, confira a duração deles e opções para fazê-los. Assim, prepare-se para fazer sucesso e ganhar dinheiro na área imobiliária!

Quais são os cursos para ser um corretor de imóveis? Veja opções

O CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é quem regula a profissão de corretor. Conforme o órgão, então, existem alguns requisitos para que um profissional possa atuar na correção de imóveis.

Dentre essas exigências estão a presença de diploma. Ele pode ser em grau técnico ou, então, em ensino superior. Assim, veja as opções:

  • Técnico em Transações Imobiliárias (TTI);
  • Curso superior de Tecnologia em Ciências Imobiliárias ou;
  • Curso superior de Gestão de Negócios Imobiliários.

Portanto, são três opções de curso. Um é técnico, enquanto os outros dois são de ensino superior. Seja como for, o diploma em qualquer um deles já permite ao profissional se tornar um corretor de imóveis.

Isso, é claro, após cumprir os demais requisitos da profissão, como a realização de estágio obrigatório e a inscrição no CRECI.

Nos itens abaixo conheça um pouco mais de cada um dos cursos para ser um corretor de imóveis. Assim, veja qual parece mais atrativo para a sua vida e conheça as vantagens e desvantagens de todos eles.

Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)

O primeiro curso que pode ser escolhido para quem quer ser um corretor de imóveis é o de Técnico em Transações Imobiliárias. Como o nome já indica, ele é um curso técnico e, portanto, não é uma formação superior.

Do mesmo modo como outros cursos da área técnica, então, esta opção foca no dia a dia do profissional da área imobiliária. Em outras palavras, dá preferência para ensinamentos práticos e que podem ser repetidos no mundo real, e menos nas teóricas.

Assim, o curso ensina ao aluno as atividades relacionadas ao aluguel, à venda e à compra de imóveis. Dessa forma, passa pelas noções em direito imobiliário, sistemas de registros e notas e administração de imóveis.

Tecnologia de Ciências Imobiliárias

O curso de Tecnologia de Ciência Imobiliárias é a primeira opção de ensino superior para quem quer trabalhar como corretor de imóveis. Ele é do ramo de tecnologia e foca principalmente na avaliação, compra, venda e aluguel de propriedades.

Ao longo do curso, então, o aluno aprende técnicas para negociar imóveis, bem como estratégias que ajudam nos seus processos de vendas. Ele é ideal para quem quer se especializar em transações imobiliárias e no gerenciamento de serviços imobiliários.

Sua grade curricular inclui, dentre outras matérias, as de ensino de financiamento imobiliário, formação de preços e custos, modelo de gestão, princípios da corretagem, registros de imóveis, avaliação e perícia, condução de documentos, etc.

O curso possui duração total de 18 meses, ou seja, encerra-se em três semestres. É possível encontrá-lo tanto na modalidade presencial quanto à distância e, assim, garantir o diploma para trabalhar como corretor de imóveis.

Gestão de Negócios Imobiliários

Essa é a terceira opção de curso para quem quer ser corretor de imóveis. Durante as aulas o estudante aprende mais sobre gerir de negócios dentro do mercado imobiliário.

Dentre os pontos de atenção desse curso estão a legislação imobiliária, princípios da corretagem e registro de imóveis, administração de condomínios e perícia de imóveis. Com isso, é bastante completo para quem quer entrar rápido no mercado de trabalho.

O curso é na modalidade tecnólogo. Portanto, mesmo que seja de ensino superior, possui curta duração e pode ser perfeito para quem quer ser um corretor de imóveis. Ao todo o curso exige cerca de 3 semestres (1 ano e meio) para sua conclusão.

Com isso, é bem menor do que os cursos tradicionais de ensino superior, que costumam ter duração variável entre 4 e 6 anos. Aqui, então, há uma oportunidade de aprender e já colocar os aprendizados em prática!

Assim como os demais cursos que citamos este também se apresenta nas modalidades presencial e à distância. Por isso, é possível encontrar a melhor opção de acordo com os seus horários e sua rotina.

Depois de inscrito no curso para se tornar um corretor de imóveis – independentemente da sua escolha – não deixe de procurar um estágio obrigatório. Ele somente pode ser feito quando o aluno já estiver matriculado no curso.

Por fim, após o curso basta reunir a documentação exigida pelo CRECI e buscar sua inscrição para começar a atuar no mercado imobiliário!