Compra e Venda

Avaliação de imóveis: quais são os principais tipos?

A avaliação de imóveis é essencial tanto no momento de compra quanto de venda.


A avaliação de imóveis é essencial tanto no momento de compra quanto de venda. Afinal, é indispensável saber quanto um bem específico realmente vale. Assim, pode-se garantir um valor justo para todas as partes.

Para isso existem diversos métodos que se prestam a avaliar os imóveis e seus preços. Eles são influenciados por inúmeras questões, tais como tamanho do imóvel, localização, valores de outros imóveis semelhantes e diferenciais que a peça imobiliária oferta.

Abaixo, então, conheça os principais tipos de métodos que avaliam o valor dos imóveis. Com isso, garanta que o valor que você aplica em uma compra é justo, bem como o que o de uma venda não estará dando brechas para perdas financeiras.

Conheça os principais tipos de avaliações de imóveis

Confira, abaixo, os 4 principais métodos que se aplicam para fins de avaliação de um imóvel. Cada um deles possui características próprias e considera dados específicos. Veja quais são para garantir a estipulação justa, sem perda de dinheiro ou prejuízo!

Método de renda

O primeiro método de avaliação de imóveis que trouxemos se refere ao Método de Renda que, por sua vez, é um dos menos praticados, apesar de ser bastante interessante. Ele se refere à análise da renda que será possível obter com um imóvel.

É mais comum que esse tipo de avaliação se aplique aos casos em que o imóvel se volta ao aluguel. Assim, quem está interessado em alugá-lo avalia qual é o valor que ele poderá obter de lucro com esse local em específico.

Por exemplo, se for um comércio, analisa-se a transição de consumidores no local, seus interesses e poder pecuniário. Igualmente, se o imóvel pode chamar mais a atenção de possíveis clientes e se ele traz algum diferencial ao negócio.

Método Involutivo

Continuando com as técnicas de avaliação de imóveis mais comuns, temos o Método Involutivo. Ele se refere à precificação de uma propriedade de acordo com a possibilidade de uso efetivo do terreno.

Ficou confuso? Calma! O método anterior se aplicava em maior grau aos aluguéis comerciais, certo? Pois bem, aqui temos um método que se volta às construtoras, bem como às incorporadoras. 

Assim, por exemplo, uma construtora avalia todos os rendimentos que poderá ter com esse terreno e construção em suas mais diversas aplicações. Aqui, então, analisam-se possibilidades comerciais, residenciais e industriais.

Método Evolutivo

Outra forma de avaliação de imóveis se refere ao Método Evolutivo. Utiliza-se em maior grau esse tipo de avaliação quando não há imóveis suficientes, na região, para fins de comparação de um valor.

Assim, ela se baseia no CUB, que nada mais é do que a média feita entre os valores de mão de obra, materiais de construção e equipamentos que se aplicaram na construção. Ainda, considera as questões relacionadas à depreciação de um imóvel. Isto é, a estragos na estrutura e outros pontos que possam desvalorizá-lo.

Contudo, é necessário ter cuidado com esse método, pois o CUB tende a mudar e muito em épocas de mercado recessivo. Afinal, nesses casos os valores possuem rápidas alterações. 

Método Comparativo de Mercado

Por fim, fecha a nossa lista de tipos de avaliações de imóveis o Método Comparativo de Mercado. Se o uso do método anterior se baseava na escassez de imóveis na região, da mesma natureza, para fins comparativos, aqui a história é diferente!

O método comparativo, como já dá a entender, consiste na pesquisa do valor de um imóvel de acordo com outros que estejam na mesma região e que resguardem características semelhantes.

Por isso, utilizam-se, aqui, inúmeras métricas avaliativas que trazem informações importantes para, ao final, estipular-se um preço para o imóvel, seja ele com fins comerciais ou residenciais, para aluguel ou venda.

Portanto, dentre os dados que entram em análise, aqui, estão:

Metragem construída de área útil, referindo-se ao espaço do imóvel que realmente tem uso pelo proprietário ou inquilino;

Vagas de garagem, cada vez mais escassas;

Localização do imóvel, considerando-se a disposição de comércios e facilidades perto dele, bem como às questões de acesso;

Conservação, o que se refere ao estado em que o imóvel se encontra e necessidades eventuais de reformas;

Padrões de acabamento, que podem aumentar o valor de acordo com a qualidade e beleza.

Portanto, esses são os principais métodos e técnicas de avaliação de imóvel. Assim, aplique a que mais se enquadra no seu caso para negociar com base em valores reais e concretos.