Dicas

Como se capacitar para ser um corretor de imóveis completo?

O mercado imobiliário é um ótimo cenário para quem quer traçar uma carreira profissional de sucesso.


O mercado imobiliário é um ótimo cenário para quem quer traçar uma carreira profissional de sucesso. Mas como se tornar um corretor de imóveis completo? Existem vários passos para alcançar esse título.

E é exatamente quais são eles que veremos hoje. No texto abaixo você encontra tudo o que um corretor precisa para ser assim considerado. Dessa forma, comece com o pé direito e programe-se para conquistar cada uma das fases para, enfim, poder trabalhar com a correção de imóveis.

Como se capacitar para ser um corretor de imóveis?

Trabalhar no mercado imobiliário é um sonho de muita gente. E, para isso, existem alguns passos básicos que dizem respeito à formação do corretor. Igualmente, existem cuidados que se fazem indispensáveis para quem quiser conquistar sucesso e se manter relevante dentro dessa área.

E o que é preciso tanto para a formação quanto para o desenvolvimento com sucesso dentro desse nicho é o que você vê na sequência. Portanto, continue sua leitura e veja como se capacitar para ser um corretor de imóveis completo!

Obtenha o diploma de segundo grau completo

Primeiramente, apenas pode se tornar corretor de imóveis quem tiver diploma de ensino médio completo. Dessa forma, antes de tudo é necessário terminar os estudos para, somente depois, dar continuidade aos planos de se tornar um profissional do ramo da correção imobiliária.

Faça um curso de especialização na área

Outro ponto essencial para se capacitar para ser um corretor de imóveis completo é a realização do curso de especialização. Nesse caso, então, o estudante tem duas opções. A primeira é o de tecnólogo em Gestão Imobiliária; já a segunda é de técnico para Transações Imobiliárias.

A diferença nos cursos está na abrangência e na duração. O curso de tecnólogo vai diretamente ao ponto, focando no que é preciso para atuar no dia a dia como corretor. Já o curso de técnico possui outras questões teóricas que também são importantes para o profissional atuar.

Dessa forma, são eles que capacitam o profissional para se tornar um corretor de imóveis completo. Assim, é necessário escolher qual é a melhor alternativa para você, sendo que o curso de tecnólogo é mais rápido do que o técnico.

Ambos, contudo, passam por disciplinas tais como Relações Humanas, Matemática Financeira, Operações Imobiliárias, Noções de Construção Civil e outros. Isto é, tudo o que um profissional necessita para trabalhar na área imobiliária.

Realize o estágio obrigatório

Durante o curso de especialização na área imobiliária também é necessário que o aluno participe do estágio obrigatório. Essa é a parte prática do aprendizado. Afinal, é possível, assim, complementar o que se aprende em sala de aula com o que se faz na prática.

A legislação brasileira exige que cada aluno realize ao menos 128 horas de estágio obrigatório para que possa se tornar um corretor de imóveis completo. Para isso, aliás, o período de estágio deve ser supervisionado. O responsável pela supervisão é um profissional da área imobiliária.

Solicite sua inscrição no CRECI

Após concluir o curso de capacitação na área imobiliária bem como o estágio é possível, enfim, requerer a inscrição no CRECI. Essa é a sigla para Conselho Regional dos Corretores de Imóveis e é proibido atuar na correção sem que haja inscrição nesse órgão.

Por isso, é ele que dá a autorização para que um profissional possa atuar na correção de imóveis. Para tanto é necessário ir até à unidade do CRECI da sua região e requerer a inscrição. Ela, então, exige a apresentação de uma série de documentos.

Dentre eles o relatório de conclusão de estágio obrigatório; igualmente, o diploma de segundo grau completo, bem como do curso de especialização na área imobiliária. Outros documentos necessários se referem à comprovação de endereço, identificação civil, etc.

Por fim, também é necessário pagar uma mensalidade para se manter inscrito no CRECI. Dessa forma, anualmente o órgão gera os carnês de pagamento de anuidade. O não pagamento impede o profissional de atuar como corretor de imóveis. 

Fique atento às novidades do mercado

Feito o curso e a inscrição do CRECI você pode começar a trabalhar como um corretor de imóveis. Contudo, para que se mantenha relevante e consiga construir uma imagem forte perante a clientela e a concorrência é essencial que o profissional se mantenha sempre atualizado.

Isto é, que saiba quais são as tendências do mercado imobiliário. Igualmente, que se desenvolva cada vez mais nas habilidades de convencimento e de venda. Outro ponto interessante é saber quais são as novas ferramentas lançadas que ajudam o mercado imobiliário e como usá-las no seu dia a dia enquanto corretor.

Tudo isso é importante para que o corretor comprove na prática seu conhecimento sobre o mercado imobiliário e, de quebra, dê o melhor atendimento possível aos seus clientes. Com isso, então, é possível ser um corretor de imóveis completo, relevante e cheio de sucessos!