Dicas

Metodologias ágeis para o setor imobiliário: como fazer?

Existe uma estratégia que pode ao mesmo tempo melhorar seus serviços, a organização interna da sua imobiliária e a relação com os clientes.


Existe uma estratégia que pode ao mesmo tempo melhorar seus serviços, a organização interna da sua imobiliária e a relação com os clientes. Ela se refere às metodologias ágeis para o setor imobiliário e se tornaram indispensáveis a quem quer se manter relevante.

Elas incluem uma série de atividades, cuidados e processos que tornam as atividades mais orgânicas. Com elas é possível ter uma visão completa e em detalhes sobre o seu negócio e sobre como ele avança em todos os sentidos.

Caso você esteja perdido e não conheça o termo ou como ele se aplica, não se preocupe. Preparamos um manual para que você não só o conheça, mas também o utilize para melhorar seus serviços e seu lucro. Continue lendo e confira.

O que são metodologias ágeis?

Elas se referem ao modelo de gestão de projetos que busca melhorar o desenvolvimento deles, seja em favor de um serviço ou de um novo produto. Assim, elas incluem técnicas que agilizam os processos ao mesmo tempo em que melhoram o resultado final.

Esse termo e conceito, a princípio, tinha aplicação para o desenvolvimento de softwares. Contudo, ele se mostrou tão efetivo que cada vez mais áreas passaram a utilizá-lo. Inclusive, as metodologias ágeis para o setor imobiliário são uma tendência.

Isso não é à toa, aliás. Como veremos abaixo, elas trazem grandes vantagens aos mais diversos tipos de negócios. Inclusive àqueles que lidam com a venda e o aluguel de imóveis diversos.

Em geral, as metodologias ágeis determinam ciclos menores de entregas. Isto é, os longos projetos se dividem em miniprojetos, em si. Dessa forma, recorrentemente há a apresentação de resultados que permitem que se passe ao próximo passo.

Dentre as principais características das metodologias ágeis estão:

Apesar de existirem diversos modelos de metodologias ágeis, todos eles seguem esses princípios. 

Quais são as vantagens das metodologias ágeis para o setor imobiliário?

Caso você ainda não esteja convencido quanto à importância desse tipo de metodologia para o setor imobiliário, não se desanime. Nós listamos todos os benefícios que elas trazem às imobiliárias e corretores:

Diminua a burocracia 

Desburocratize suas atividades ao otimizar a comunicação entre as equipes com o uso de reuniões rápidas e com maior frequência. Igualmente, com a adoção de ciclos curtos, que envolvem menos atividades em cada miniprojeto.

Aumente a produtividade

Isso acontece com a inclusão das equipes nas fases de forma que todos saibam em que ponto se está. Assim, concentre as atenções e promova a interação com a apresentação de ideias e participação dos colaboradores. 

Igualmente, evite que eles percam tempo com atividades que não são o foco do momento e que dependem da conclusão de outros miniprojetos.

Otimize seus processos

Quando se utilizam das metodologias ágeis para o setor imobiliário os corretores percebem que algumas fases sempre se repetem. Isto é, existem ciclos que se apresentarão constantemente.

Nesse caso, você pode otimizar as atividades ao usar o mesmo projeto que já fez sucesso anteriormente e, também, revisar e melhorar aqueles que não se desenvolveram como planejado. 

Isto é, há a oportunidade de revisão constante das atividades, bem como da melhoria dos processos até que se chegue a melhor conclusão para a sua empresa.

Garanta a satisfação dos clientes

Como vimos, uma das características principais das metodologias ágeis se refere à inclusão do cliente no desenvolvimento do projeto. Isso se baseia em feedbacks constantes. Ou seja, na atualização do cliente e na apresentação de novas informações.

Ao estabelecer o seu projeto em miniprojetos, em ciclos curtos, você tem a oportunidade de ter resultados constantes. E cada um deles é um passo em direção à intenção final, que é a venda de um imóvel para seu cliente de acordo com as preferências dele.

E note que quando ele recebe informações constantes ele percebe que estão trabalhando em favor da sua satisfação. Ou seja, ele percebe que há uma equipe que está apresentando constantemente novos resultados.

Isso ajuda, inclusive, a tornar o seu cliente um propagandeador dos seus serviços. Ou seja, auxilia na captação de nova clientela para seus projetos futuros.

Como aplicar metodologias ágeis para o setor imobiliário?

Para aplicar esse conceito na sua imobiliária e nos seus negócios, esqueça os projetos em cascata e tradicionais. Tome pequenos pontos e passos essenciais como projetos em si.

Outro ponto importante é estabelecer reuniões mais constantes, menores e menos burocráticas. Com isso, mantenha sempre todos informados sobre o andamento do projeto. Por fim, faça uso da comunicação com a clientela para garantir sua satisfação e demonstrar o devido apreço pela preferência.

Ainda, ouça não apenas o cliente, mas a sua equipe. Veja como ela pode somar no desenvolvimento de cada um desses ciclos e melhorá-los a cada repetição deles, isto é, a cada nova venda.