Corretor de imóvel e consultor de imóveis tem diferença?
Assim como outras áreas, o mercado imobiliário está constantemente se modernizando e em transformação.
Assim como outras áreas, o mercado imobiliário está constantemente se modernizando e em transformação. E com isso aparecem novos atores, como é o caso do consultor. Mas será que corretor de imóveis e consultor de imóveis têm diferença entre si ou é apenas questão de nomeação?
Essa é uma dúvida comum e natural. Afinal, a figura do consultor é nova, além do título que carregas ser bastante semelhante com o corretor. Porém, saiba desde já: a diferença entre essas profissões.
Para saber como se diferenciam e o que faz cada uma delas, continue lendo. Dessa forma, veja como funciona o mercado financeiro em relação aos seus atores.
O que é um corretor de imóveis?
Primeiramente, comecemos pela figura mais conhecida: o corretor de imóveis. Ele é o agente que trabalha na parte prática dessa área. Afinal, é ele o responsável por prospectar imóveis à disposição e possíveis compradores.
Assim, ele está envolvido diretamente no dia a dia das vendas, em contato com os clientes (vendedores e compradores) e com os imóveis que estão à disposição em uma determinada região.
Dentre outras coisas, então, o corretor de imóveis é responsável por:
- Prospectar novos imóveis e compradores para eles;
- Negociar imóveis;
- Relacionar-se com os clientes;
- Auxiliar nas transações imobiliárias de transferência da propriedade;
- Visitar imóveis junto aos clientes;
- Avaliar imóveis no momento das visitas;
- Apresentar os pontos fortes e fracos de cada imóvel;
- Emitir certidões e contratos envolvidos no processo de venda.
Portanto, o corretor de imóveis atua diretamente com as compras dos imóveis e com as transações que levam a isso. Para se tornar um corretor, aliás, é necessário preencher os seguintes requisitos:
- Ter 18 anos completos;
- Ensino médio completo;
- Certificação em curso tecnólogo em gestão imobiliária ou, então, técnico de transações imobiliárias (ITI);
- Registro no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).
Abaixo, então, veja o que faz o consultor de imóveis.
O que é um consultor de imóveis?
Como dito acima, há diferença entre corretor de imóveis e consultor de imóveis. Portanto, as atividades que vimos acima não cabem no dia a dia do consultor. Ele não está envolvido necessariamente na parte prática das vendas e da correção dentro do mercado imobiliário.
Em verdade, o consultor imobiliário encontra espaço dentro da parte teórica do mercado imobiliário. Ele é o profissional que estuda como o mercado atua, quais são as tendências dele e como é o comportamento do mercado e dos agentes envolvidos.
Assim, é como se ele fosse um estudioso do mercado imobiliário. Ele estuda, por exemplo, quais são os investimentos interessantes ou se é válido investir no mercado imobiliário nesse momento.
Da mesma forma, diferentemente do corretor de imóveis o consultor de imóveis não trabalha diretamente na venda. Ele se concentra em saber o que é tendência, quais imóveis valorizarão e o que está sendo relevante na arquitetura dos imóveis.
Portanto, ele presta consultorias para quem quer comprar um imóvel e não saber, por exemplo, se é um bom momento para fazê-lo. Ou, então, que queira saber qual é o melhor tipo de investimento ou quais são as características dos imóveis que tendem a valorizá-lo.
O mesmo vale, por exemplo, para a escolha de regiões ou tipos de imóveis. Afinal, o consultor é um especialista sobre tudo o que envolve o mercado imobiliário e presta auxílio para terceiros para ajudar a realizar um bom negócio.
Qual a diferença entre corretor e consultor de imóveis?
Primeiramente, as atividades. O corretor de imóveis se envolve na prática imobiliária; já o consultor atua na parte teórica. O primeiro trabalha com a venda e a prospecção de imóveis e clientes; o segundo, na prestação de consultorias sobre investimentos no mercado imobiliário.
Outro ponto importante que diferencia o consultor de imóveis e o corretor de imóveis é que o primeiro não precisa ter uma formação específica. Ele apenas precisa ter muito conhecimento no mercado imobiliário.
Já o corretor, por sua vez, necessariamente deve obter o diploma tecnólogo ou técnico, bem como precisa ter inscrição no CRECI, coisa que não se aplica ao consultor.
Nesse sentido, então, note que é possível que um corretor de imóveis se torne um consultor; porém, o contrário não é verdadeiro. Isso somente será caso o consultor trate de obter o diploma técnico ou tecnólogo, bem como obtenha inscrição no CRECI.
Ao se tornar um consultor o corretor pode conseguir aumentar ainda mais o alcance dos seus serviços. Com isso, ele pode aumentar o auxílio que presta aos seus clientes, da mesma forma que pode expandir a rede de contatos.
Dessa forma, ao buscar comprar um imóvel, procure o corretor de imóveis, que deve ter inscrição no CRECI. Por outro lado, para conselhos sobre qual é a compra mais acertada ou o momento de investir, busque um consultor.