Compra e Venda

Como funcionam as taxas de juros dos financiamentos imobiliários?

Um financiamento de imóvel é uma ótima alternativa para quem sonha com a casa própria mas não tem todo o valor em mãos para quitá-la


Um financiamento de imóvel é uma ótima alternativa para quem sonha com a casa própria mas não tem todo o valor em mãos para quitá-la. Assim, torna-se possível pagar o valor aos poucos a partir de uma entrada financeira. Mas, nesse caso, torna-se necessário arcar com taxas de juros dos financiamentos imobiliários.

Essas taxas são legais e reconhecidas e permitidas por órgãos públicos, como o Banco Central. Além disso, elas se desenvolvem a partir do cálculo de uma série de questões, de forma que se revelam no CET, ou Custo Efetivo Total.

Abaixo, então, entenda como funcionam as taxas que se aplicam aos financiamentos de imóveis e outras informações importantes para se considerar antes de contratar o financiamento da casa dos seus sonhos.

Entenda como funcionam as taxas de juros dos financiamentos

Os juros nada mais são do que a reposição do valor emprestado pelo banco. Contudo, ele não se dá 100 para 100. Ou seja, se o banco financia um imóvel com um determinado valor, você não pagará a ele o mesmo preço. 

Afinal, existem várias questões que se impõem. Primeiramente, o banco precisa lucrar sobre a operação, pois esse é o fim dele. Da mesma forma, o valor é reposto com a atualização monetária. Por fim, é preciso repor ao banco ou instituição financeira o risco que foi assumido.

Portanto, é natural que haja a aplicação de taxas de juros dos financiamentos. Eles, então, fazem parte das parcelas que lhe são cobradas após a contratação do financiamento de imóvel.

Essas parcelas, assim, são compostas principalmente por duas partes. A primeira delas é o valor para amortizar o preço do imóvel. Ou seja, o que vai ao banco para quitar parte efetiva do que ele aplicou ao financiar o bem. Outra parte da parcela se refere à correção monetária e demais taxas. 

Portanto, a segunda parte nada mais é do que o Custo Efetivo Total (CET) do imóvel. Veja, abaixo, todas as parcelas que a compõem.

Quais são as taxas de juros dos financiamentos que compõem o CET?

Quando há o financiamento de um imóvel aplicam-se as seguintes taxas sobre o valor da operação:

Taxas de administração do banco, que se calculam sobre a parcela mensal;

Variação de juros que segue ou a Taxa Referencial (TR) ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

Taxas de juros anuais contratuais da própria instituição financeira;

Seguro sobre o imóvel, bem como seguro de vida ao contratante do financiamento.

E a taxa Selic?

Quando falamos em taxas de financiamentos de imóveis muito se fala na taxa Selic. Mas o que é ela e por que não estava presente na lista acima? Pois bem. Essa é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Sua determinação ocorre a cada 45 dias e é de responsabilidade do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom. Essa revisão constante pode mantê-la no mesmo patamar, bem como aumentá-la ou diminuí-la.

A taxa Selic influencia nas taxas de financiamentos de imóveis pelo fato de que ela é a taxa básica de juros cobrados pelos Bancos. Ou seja, todas as instituições financeiras brasileiras se baseiam nela para determinar as demais cobranças.

Portanto, tem-se que essa é a taxa que baseia as demais. Assim, as taxas mínimas de um banco sempre levarão em consideração a taxa Selic e, sobre esta, determinam-se as variantes que compõem o Custo Efetivo Total.

Quando há o aumento da taxa Selic, consequentemente há uma alta nas taxas de juros praticadas pelos bancos. Por outro lado, quando há queda dessa taxa, como ocorreu ao longo do ano passado, os financiamentos ganham valores mais atrativos.

Dessa forma, é de extrema importância ficar de olho no mercado financeiro e nestas variações. Igualmente, conhecer quais são os bancos que oferecem as melhores taxas de financiamentos imobiliários.

Afinal, com isso você pode alcançar o sonho da casa própria e poupar. Igualmente, pode se organizar financeiramente com parcelas que caibam no seu bolso e que exijam o mínimo possível de taxas de juros, que encarecem tais parcelas.

Portanto, acompanhe as taxas, saiba quais são as praticadas pelo seu banco e quais são as outras alternativas disponíveis para você. Com isso, você consegue alcançar seus objetivos e cuidar das suas finanças.