Dicas

Quais os cuidados com a saúde para corretor de imóveis (mental, emocional e saúde física)?

Um corretor de imóveis está uma grande parte do seu dia no trabalho, ou fazendo visitas aos imóveis com seus clientes, criando uma rotina cansativa e por muitas vezes, estressante.


E uma grande preocupação por parte das corretoras é como manter a saúde no trabalho, melhorando a produtividade e ganhando qualidade de vida. 

O bem-estar do colaborador, principalmente do corretor de imóveis, fortalece a imagem do escritório imobiliário, já que é a partir do trabalho e esforço da equipe que as vendas acontecem.  Por isso, é necessário ter em mente que ter colaboradores motivados, pode trazer uma vantagem competitiva importante para o tipo de negócio. 

Saúde no trabalho: o que é? 

A saúde no trabalho, ou saúde ocupacional, como muitos conhecem, ela visa a promoção e proteção dos profissionais em seu local de trabalho, e no caso do corretor, visa protegê-lo tanto na imobiliária e na visitação ao cliente. E quando falamos em proteção, não estamos falando apenas no âmbito físico, mas no emocional e no social também. 

Ser corretor de imóveis exige muito mais do que habilidade de vendas, é necessário ter um bom controle emocional, entre outros atributos. E se o colaborador não estiver com a saúde em dia, ele não consegue exercer sua função em plenitude. 



Como cuidar da saúde do corretor de imóveis?

Existem muitos riscos que estão presentes no trabalho, principalmente daqueles profissionais que estão sempre em visitação ou externos à imobiliária. Logo, é uma preocupação que a empresa precisa ter com seus colaboradores. 

Pensando nisso, separamos algumas medidas importantes que pode contribuir para melhoria do clima organizacional da sua empresa. Veja a seguir! 

1. Ofereça benefícios focados na saúde 

A cultura organizacional é formada por uma definição de hábitos, valores, crenças e comportamentos que são compartilhados e promovidos no ambiente de trabalho. Logo, é necessário a criação de uma cultura que valorize a qualidade de vida dos corretores de imóveis. 

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas, como: 

Ofereça planos de assistência médica e odontológica, extensível para os familiares;

Busque parcerias e planos de academia;

Incentive uma vida mais saudável, e se possível, disponibilize frutas e sucos para consumo diário na imobiliária;

Crie um espaço compartilhado para descanso. 

Além disso, é interessante montar grupos, de acordo com a agenda dos profissionais, de ginástica laboral, ao longo da semana. É uma forma interessante e descontraída de promover um ambiente mais saudável. 

2. Jornada de trabalho flexível 

O corretor de imóveis já possui uma jornada de trabalho mais flexível que profissionais de outros setores, no entanto, é possível deixá-la ainda mais flexível. 

A tecnologia trouxe adventos que possibilitam o trabalho remoto, ou de qualquer outro lugar de preferência do colaborador, permitindo que ele possa trabalhar da sua casa, por exemplo. 

Possibilite a criação de rodízios entre os corretores, de acordo com o tamanho das equipes, possibilitando que cada profissional atue pelo menos 1 dia em home office, realizando atendimentos por telefone ou e-mail, por exemplo. 

3. Crie programas de fortalecimento da saúde emocional 

As empresas e os profissionais estão cada vez mais focados em resultados e metas, e esquecem de cuidar da sua saúde mental, em consequência temos profissionais estressados, desmotivados e com problemas de saúde recorrentes. 

Os dados da OMS são assustadores sobre a quantidade de profissionais com depressão e ansiedade em todo o mundo, causando incapacidade profissional. Por isso, veja algumas estratégias simples que podem ser aplicadas no dia-a-dia da imobiliária: 

Neutralize focos de conflitos e intrigas;

Reduza a competitividade no ambiente de trabalho;

Oriente e dê suporte aos colaboradores com sintomas de problemas de saúde mental, como depressão, estresse, ansiedade, entre outros. 


Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!